Projeto Europeu PELAGOS

PELAGOS
Promoting innovative nEtworks and cLusters for mArine renewable energy synerGies in mediterranean cOasts and iSlands

O projeto PELAGOS pretende estabelecer um Cluster permanente de HUBs nacionais no setor de Energia Azul, onde as experiências técnicas são partilhadas. A comunicação permanente entre os atores é um fator crucial para a evolução do projeto e para o seu contributo efetivo para o Crescimento Azul das regiões costeiras, insulares e offshore do Mediterrâneo.

O objetivo específico do PELAGOS é facilitar a implementação de soluções tecnológicas específicas e produtos adaptados às características do meio ambiente mediterrâneo, abordando as necessidades da cadeia de valor e a demanda pela sustentabilidade económica, ambiental e social.

No quadro estabelecido pelas Diretivas da UE, o Cluster Mediterrânico irá sustentar as estratégias macrorregionais e ligar os principais intervenientes do sector das Energias Renováveis Marinhas, reforçando assim a cooperação transnacional e a internacionalização de novas tecnologias.

Apoiando a transferência de tecnologia e partilha de conhecimento, o projeto PELAGOS implementará ações-piloto a nível regional, nacional e transnacional, fornecendo serviços, ferramentas e métodos adaptados às necessidades das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e destacando os obstáculos e limitações reais para o desenvolvimento do setor das Energias Renováveis Marinhas.

Objetivos:
  1. Reforçar a exploração comercial da investigação no domínio da Energia Azul e das competências de inovação dos atores em toda a cadeia de valo
  2. Aumentar a cooperação transnacional entre as redes mediterrâneas dedicadas às Energias Renováveis Marinhas, oferecendo serviços de apoio a todos os atores relevantes para o desenvolvimento do setor.
  3. Acelerar o processo de transferência de conhecimento e tecnologia para as principais indústrias marítimas mediterrâneas, envolvendo os principais atores (públicos e privados).
Parceria:

pelagos.png (2)

1. ENEA – Italian National Agency for New Technologies, Energy and Sustainable Economic Development
    Roma, Itália
2. UAlg – Universidade do Algarve
    Faro, Portugal
3. CTN – Centro Tecnológico Naval y del Mar
    Cartagena, Espanha
4. UCV – Association of Chambers of Commerce of Veneto Region
    Veneza, Itália

5. CRES - Center for Renewable Energy Sources and Saving
    Atenas, Grécia
    HCMR – Hellenic Centre for Marine Research
    Atenas, Grécia

6. Mar.In.e.M – Maritime Institute of Eastern Mediterranean
    Limassol, Chipre
7. Pôle Mer Méditerranée – Toulon Var Technologies
    Toulouse, França
8. University of Zagreb
    Zagreb, Croácia

Website: https://pelagos.interreg-med.eu

Programa Financiador: Interreg MED
Duração do projeto: 030 meses (novembro 2016-abril 2019)

pelagos.png

From Research to Patent
13 novembro 2018 - 09:00
Sala de Seminários da Reitoria, Campus de Gambelas