CRIA Links estreita relações entre investigadores da UAlg e o tecido empresarial da região.

22-11-2016 - 11:11

A Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, promoveu uma visita à empresa ITELMATIS no âmbito de mais uma edição da iniciativa CRIA LINKS. Vários investigadores da UAlg, bem como elementos da Estrutura de Dinâmicas Regionais do Algarve, da CCDR Algarve, tiveram a oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas pela ITELMATIS e explorar possibilidades de colaboração em áreas de interesse comum.

Fundada em 2012, a ITELMATIS dedica-se à conceção e desenvolvimento de sistemas de controlo, supervisão e aquisição de dados a preços competitivos e com uma elevada componente de inovação tecnológica. A empresa aposta no desenvolvimento de soluções para diversas áreas da indústria, tais como agricultura, aquacultura, frio industrial, gestão de águas potáveis, rega e residuais, gestão de edifícios e indústria em geral. As novas tecnologias de controlo industrial desenvolvidas são adaptadas às necessidades dos clientes, prestando-lhes um serviço de apoio em áreas de automação, serviço de manutenção e distribuição de material eletrónico.

Jorge Luz, fundador e sócio-gerente da empresa, apresentou as principais funcionalidades e aplicações do software S-Monitor salientando a abrangência de utilizações e a constante preocupação da ITELMATIS em desenvolver soluções inovadoras e customizadas às necessidades de cada cliente.

Contando com o apoio do CRIA, a ITELMATIS já colabora com a UAlg no desenvolvimento de projetos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT), entre os quais se destaca o projeto S-Green que desenvolveu um Sistema Inteligente Integrado de Gestão de Água em tempo real, particularmente direcionado para a gestão de campos de golfe.

Conforme ilustrado por Jorge Luz, cerca de 50% dos campos de golfe nacionais recorrem à tecnologia da ITELMATIS no domínio da gestão da água. No entanto, sendo as áreas de aplicação do software tão abrangentes, no futuro poderão existir novas colaborações dedicadas à gestão técnica de edifícios, aquacultura e agricultura.

Para o CRIA, este modelo de aproximação da Universidade às empresas constitui uma boa oportunidade para promover o conhecimento gerado na Universidade e para, simultaneamente, estimular a criação de novos projetos que resultem numa maior interação entre o mundo empresarial e a academia.