UAlg participa em projeto sobre energias marinhas renováveis

19-12-2016 - 11:34

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2016, realizou-se a reunião de kick off do projeto MAESTRALE, financiado pelo Programa INTERREG MED, no qual a Universidade do Algarve é parceira através do CRIA.

A reunião teve lugar em Sevilha, Espanha, sede de parceiro do projeto. A parceria internacional é composta pela Universidade de Siena – parceiro líder (Itália), Business Innovation Center de Valência (Espanha), Advanced Technology Centre for Renewable Energies – CTAER (Espanha), Istrian Regional Energy Agency Ltd. – IRENA (Croácia), Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), Goriska Local Energy Agency – GOLEA (Eslovénia), University of Cyprus (Chipre), INFORMEST (Itália), Universidade do Algarve (Portugal), MCAST-MIEMA (Malta) e tem ainda como parceiro associado a Autonomous Region Fruili Venezia Giulia (Itália).

Em conformidade com o formulário de candidatura, o encontro de parceiros visou a primeira reunião de coordenação e de Steering Committee, a apresentação e discussão de todas as atividades previstas no projeto e respetivos outputs a assegurar, bem como a apresentação e clarificação de todas as regras financeiras a assegurar durante a sua execução.

O projeto MAESTRALE é do Eixo Prioritário 1, Objetivo Específico 1.1, e tem como objetivo geral a promoção do desenvolvimento da Blue Energy na região do Mediterrâneo, como setor chave de crescimento sustentável, através do fomento da criação e o networking transnacional de clusters inovadores. Os objetivos específicos passam pela criação de pré condições para uma melhor exploração de recursos de energias renováveis no ambiente marinho, preservando os valores culturais e ambientais da região MED, e pelo fortalecimento da cooperação entre autoridades públicas, entidades I&DT, empresas e a sociedade civil, promovendo relações a nível regional e transnacional, para gerar massa crítica e condições ambientais necessárias à inovação e competitividade.   

maestrale.png (1)