Missão

04-11-2014 - 12:29

O CRIA (Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia) é uma estrutura da Universidade do Algarve destinada a promover relações entre as unidades de investigação e desenvolvimento e/ou os investigadores da Universidade e as empresas, a apoiar a constituição de novas empresas (start-ups e spin-offs) que beneficiem da transferência de conhecimento, a gerir espaços de incubação que acolham empresas de base tecnológica, a vulgarizar o registo de patentes e a exploração dos restantes mecanismos da propriedade industrial, a dinamizar consórcios responsáveis por projetos de investigação aplicada e a desenvolver linhas de cooperação externa, designadamente no campo internacional.

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Foto: Hidrofone autónomo para aquisição de sinais acústicos submarinos
desenvolvido e comercializado pela MarSensing, spin-off da UAlg.

Os objetivos do CRIA podem resumir-se em três principais eixos de intervenção:

O primeiro eixo corresponde a uma intervenção que promova um ambiente de cooperação entre o mundo da investigação científica e o meio empresarial, designadamente:

  1. Identificação de áreas do conhecimento passíveis de contribuírem para a constituição de empresas;
  2. Promoção de projetos em consórcio entre unidades de investigação e empresas;
  3. Acolhimento e acompanhamento de empresas que resultem da valorização económica do conhecimento produzido na Universidade.

O segundo eixo de intervenção está relacionado com a proteção do conhecimento, através de:

  1. Elaboração das reivindicações conducentes ao registo de patentes;
  2. Utilização dos mecanismos associados à propriedade intelectual;
  3. Criação e negociação das condições contratuais para a transferência de conhecimento para valorização empresarial.

O último eixo de intervenção diz respeito à perspetiva geral de criação de um ambiente empreendedor e criativo no seio da comunidade académica, através de:

  1. Intervenção na oferta formativa da Universidade em domínios de ensino relacionados com o empreendedorismo e com a constituição de empresas;
  2. Organização de concursos de ideias destinados a apoiar a criação de empresas de cariz inovador;
  3. Criação de redes de cooperação com outros centros e agências de inovação destinadas à troca de experiências e à disseminação de boas práticas.