2nd UTEN Annual Conference 2010

03-11-2010 - 06:28


O CRIA – UAlg participou na 2nd UTEN Annual Conference 2010 - Science and Technology Commercialization in a Globally Networked Economy, que se realizou no passado dia 25 de Outubro de 2010, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campolide, em Lisboa.

A conferência teve como objectivo a aquisição e troca de conhecimentos e experiência nas várias áreas de transferência de tecnologia, inserida na colaboração entre a UAlg e a rede UTEN – University Technology Enterprise Network.

A rede UTEN associa os principais gabinetes de transferência de tecnologia em instituições científicas e de ensino superior em Portugal, facilitando a especialização das competências nacionais nesta área através da sua internacionalização e oferecendo oportunidades de estágios internacionais aos técnicos de transferência de tecnologia das Universidades Portuguesas.

A agenda da 2nd UTEN Annual Conference 2010 compreendeu a discussão de casos de estudo nacionais e estrangeiros em que os resultados dos projectos de investigação científica originaram novas tecnologias, produtos ou serviços inovadores que contribuíram para a criação de novas empresas de base tecnológica orientadas para mercados emergentes a nível internacional. Foram discutidos casos de processos de transferência e comercialização de ciência e tecnologia associados à formação e crescimento de empresas, em termos do tipo de contratos de protecção e licenciamento de tecnologia, assim como dos benefícios económicos e sociais do investimento em ciência.

A UAlg fez-se representar, nesta conferência, através do seu Reitor, Prof. Doutor João Guerreiro que moderou uma das sessões e pela técnica do CRIA Alexandra Marques que participou na mesa de debate de outra das sessões.

A rede UTEN foi lançada em 2008 pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) em colaboração com o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) e em estreita cooperação com peritos de gabinetes de transferência e comercialização de tecnologia da Universidade do Texas em Austin, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Universidade de Carnegie Mellon (CMU). A rede foi entretanto reforçada em estreita colaboração com as Universidades Portuguesas e o acompanhamento do Conselho de Reitores (CRUP), bem como de diversas empresas de base tecnológica.