07-07-2011 - 11:16
UAlg e CCDR sublinham relevância de formalizar o Mar como opção estratégica na região
No II Seminário Transnacional do projecto europeu KIMERAA, a Universidade do Algarve (UAlg) e a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Alg) sublinharam a importância de estruturar e formalizar o Cluster do Mar na região algarvia.
A sessão de abertura do II Seminário Transnacional do KIMERAA – Knowledge transfer to Improve Maritime Economy in Regions from the Atlantic Area, realizado em 04 de Julho no Campus de Gambelas em Faro, ficou marcada pelo anúncio da vice-presidente da CCDR, Dra. Ana Margarida Magalhães do nascimento de uma associação focada na dinamização do Cluster do Mar algarvio. A criação desta associação resulta dos esforços que a CCDR e vários parceiros efectuaram nos anos recentes para estruturarem uma colaboração mais activa na temática do Mar. Na mesma oportunidade, o Reitor da Universidade do Algarve, Professor João Guerreiro, destacou o empenho desta instituição académica no tema, a sua capacidade instalada em domínios científicos relacionados e assegurou o compromisso e envolvimento activo da Universidade nesta associação.
A sessão de abertura do Seminário dedicado ao tema "Competências e Serviços nas Ciências Marinhas e no Cluster Marítimo no Espaço Atlântico", focou ainda a apresentação dos resultados do projecto KIMERAA co-financiado pelo Programa Espaço Atlântico com destaque para o estudo comparativo do Cluster do Mar em seis regiões atlânticas “Maritime Clusters – Institutions and Innovation Actors in the Atlantic Area” e o Directório do Mar, uma ferramenta online (acessível em www.kimeraa.eu) para identificação dos actores do Espaço Atlântico nas actividades marítimas.
O seminário transnacional do KIMERAA contou com a presença de mais de setenta participantes, investigadores, estudantes e empresas, de vários países. Constituído por 4 sessões paralelas sobre Conhecimentos e Tecnologias para a Gestão de Recursos Marinhos e Costeiros, a Consolidação do Cluster Marítimo, Tecnologias Marítimo-Ambientais e Turismo Costeiro e Cultura, o seminário permitiu apresentar um conjunto de temas actuais de investigação em áreas cruciais para o desenvolvimento da Economia do Mar. Em paralelo, realizou-se uma mesa redonda onde se debateram “Contributos para uma Visão Estratégica" do Mar no Algarve, que reuniu diversos stakeholders regionais do sector.
O seminário terminou com a intervenção da Professora Regina Salvador da Universidade Nova de Lisboa. Esta especialista nas temáticas do Cluster do Mar sublinhou o potencial e os benefícios que uma aposta estratégica nesta área em Portugal podem ter para o país. A OCEANO XXI, associação nacional para o Cluster do Mar, fechou o seminário apresentado as suas actividades recentes e estimulando a participação activa do Algarve na dinâmica nacional nessa temática.