25-01-2013 - 16:15
No âmbito das comemorações do 40º aniversário da assinatura da Convenção da Patente Europeia, a Organização Europeia de Patentes (OEP) lançou um Concurso de Inovação. Este concurso tem como objetivo oferecer às universidades e aos estudantes dos Estados Membros (EM) a possibilidade de explorarem a documentação de patentes, com vista a proporem novas áreas de inovação, em particular nas áreas das tecnologias verdes e desenvolvimento sustentável.
Poderão participar no concurso estudantes, com mais de 18 anos, inscritos em universidades, institutos politécnicos ou numa instituição académica equivalente.
Os participantes no concurso deverão apresentar um projeto de investigação que possa ter interesse para futura I&D. O projeto a apresentar deverá incluir:
1. A descrição do problema técnico existente atualmente, numa das seguintes categorias:
1.1. Produção sustentável de alimentos;
1.2. Produção e armazenagem ecológica de energia;
1.3. Gestão de resíduos, reciclagem, mineração urbana;
1.4. Sistemas inteligentes de gestão de tráfego e transporte;
1.5. Técnicas para casas inteligentes.
2. A apresentação do atual estado da técnica na área do problema identificado;
3. A avaliação geral do potencial de mercado da solução proposta para o problema técnico identificado.
Os Institutos Nacionais de Propriedade Industrial dos EM serão responsáveis pela seleção, no seu país, de um candidato a cada uma das cinco categorias. Pelo que todos os estudantes de universidades (ou instituições equivalentes) portuguesas interessados em participar no concurso deverão contactar o INPI, através do email epocontest@inpi.pt. Os estudantes deverão apresentar um Curriculum Vitae (máx. 2 pág.) e um anteprojeto que deverá incluir título e tópico. No anteprojeto deverá ser descrito o problema existente atualmente, numa das categorias supramencionadas, e justificar a importância da sua resolução.
Para participarem no concurso os estudantes deverão enviar ao INPI, para o email epocontest@inpi.pt, o CV e o anteprojeto, entre 14 de janeiro e 15 de fevereiro de 2013. Estes elementos devem ser apresentados em inglês.
Entre 18 de fevereiro e 15 de março, o INPI procederá à seleção de um candidato a cada uma das cinco categorias, e diligenciará a inscrição destes na fase seguinte do concurso, o programa de ensino à distância.
No âmbito do programa de ensino à distância, que irá decorrer entre 18 de março e 13 de junho, será facultado aos participantes apoio técnico para o desenvolvimento da ideia inicial. A língua de trabalho deste programa será o inglês.
Após a conclusão do programa de ensino à distância, os participantes deverão submeter o projeto final, baseado na ideia apresentada inicialmente. O projeto poderá ser apresentado em qualquer uma das línguas oficiais da OEP, i.e. inglês, francês ou alemão. O prazo para a entrega dos projetos finais terminará às 15horas (CET), de 13 de julho de 2013.
A seleção dos projetos vencedores será efetuada por um júri internacional, com base em critérios transparentes.
Os vencedores de cada uma das categorias serão convidados, pela OEP, a participarem na cerimónia de entrega dos prémios que terá lugar a 17 de outubro de 2013, em Munique. Durante esta cerimónia, os vencedores terão a oportunidade de apresentarem os seus projetos de investigação a uma audiência reputada a nível internacional. A OEP atribuirá um prémio de 5.000€ ao vencedor de cada categoria. Para além disso, todos os participantes que entreguem o trabalho final terão direito à subscrição de um ano das ferramentas de pesquisa profissional da OEP (PISE/GPI), com início em outubro de 2013.
Para mais informações sobre o concurso por favor consultem a brochura do concurso e as regras de participação em www.epo.org