Cooperar para internacionalizar

11-02-2011 - 04:49

A economia cooperativa no espaço mediterrânico foi tema de debate na reunião internacional do projecto europeu ICS que se realizou em Coimbra, nos dias 8 e 9. A parceria do projecto envolve oito organizações provenientes de cinco países da União Europeia, Espanha, França, Itália, Grécia e Portugal, que se faz representar pelo Instituto Pedro Nunes de Coimbra e pela Universidade do Algarve.



Esta segunda reunião do projecto contribuiu para clarificar conceitos como cluster, sector cooperativo e economia social, que assumem significados e dimensões diferentes, de acordo com o país em questão e para definir um rumo de acção comum para o trabalho a desenvolver. Os próximos passos são a caracterização do sector cooperativo em cada um das regiões parceiras e a análise dos actores regionais relevantes nos quatro sectores do projecto.
O projecto promove o intercâmbio de experiências e boas práticas no sector cooperativo e ambiciona o desenvolvimento de clusters internacionais de empresas e cooperativas em quatro sectores: Agricultura, Ambiente, Pescas e Turismo.

Ficou agendada uma mesa-redonda para Julho, em Barcelona, onde irão apresentar e debater-se boas práticas do sector cooperativo existentes em cada um das regiões parceiras