06-10-2010 - 16:57
O CRIA (Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve - UAlg) visitou nos passados dias 29 e 30 de Setembro a região francesa de Essonne. Nesta região, na periferia de Paris, desenvolveu-se desde os anos 60, do século XX, uma relevante densidade de iniciativas, empresas e centros de investigação no domínio da biotecnologia. A visita incluiu a Câmara de Comércio e de Indústria de Essonne (CCIE). Esta entidade apresentou três ferramentas de apoio ao empreendedorismo e à inovação. A primeira, designada Innov*Essonne, constitui um processo integrado de apoio a ideias inovadoras desde o momento da sua criação até à sua implementação no mercado. Uma segunda ferramenta, TechInnove, é uma feira de tecnologia e inovação onde diversos tipos de organizações se encontram e trocam experiências em speed-datings para a detecção de objectivos comuns. O evento é organizado anualmente no aeroporto de Paris-Orly e tem reunido, desde 2007, mais de 2000 participantes num único dia. Em 2011, o evento acontecerá no dia 10 de Fevereiro. A terceira ferramenta partilhada pela CCIE, InnovaPole, é um programa de formação para a consolidação de ideias empreendedoras. Esta ferramenta inicia-se com uma pré-selecção de ideias que serão postas à prova numa simulação informática e role playing. A ideia consolidada beneficia de um apoio individualizado até à sua implementação no mercado.
Uma segunda visita realizou-se ao Genopole, uma incubadora de empresas de biotecnologia que disponibiliza um conjunto de plataformas tecnológicas e áreas laboratoriais. Actualmente esta infra-estrutura, que beneficiou da sua proximidade física dos principais centros e institutos de investigação franceses, conta com 69 empresas que já angariam mais de 252 milhões de euros em capital de risco. Desde o início da sua actividade, em 1998, as empresas incubadas registaram 681 patentes e geraram receitas de cerca de 159 milhões de euros. Em Évry, a cidade onde se localiza o Genopole, está a ser construído o maior hospital de França, que iniciará actividade durante o próximo ano e será um importante centro para a prática de ensaios clínicos. No contexto da visita ao Genopole, Jöel Crouzet, directora da InnaVirVax, explicou os esforços da sua empresa, ali incubada, no desenvolvimento de uma vacina para o HIV I que está em fase final de validação e se espera que possa ser lançada no mercado em 2014.
Uma terceira visita realizou-se à Universidade de Paris-Sud 11 em Orsay, considerada uma das mais premiadas em progressos científicos de ponta, onde se ficou a conhecer a actividade do laboratório público de química molecular e de materiais. Nesta Universidade destacam-se os prémios Nobel da Física de 1991 (Pierre-Gilles de Gennes), de 1992 (Georges Charpak) e de 2007 (Albert Fert). A visita focou essencialmente a actividade do SAIC – Serviço de Actividades Industriais e Comerciais, o departamento encarregue da relação universidade-empresa neste prestigiada instituição.
A visita à bio-região de Essonne foi promovida no âmbito do projecto transnacional de cooperação europeia INOLINK - Connecting the Territory Through the Innovation Network ,co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através da iniciativa comunitária INTERREG IVC. Este projecto, onde a UAlg é parceira através do CRIA, procura identificar boas-práticas nas regiões europeias, que possam ser transferidas para as políticas de inovação em outros estados-membros.