21-07-2025 - 12:20
O talento empreendedor do Algarve destacou-se no passado dia 17 de julho, no UAlg Tec Campus, no Campus da Penha (Faro), com a cerimónia de entrega de prémios da 8.ª edição do concurso «Ideias em Caixa». A iniciativa, promovida pela Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, distinguiu as ideias de negócio mais inovadoras do concurso.
O concurso «Ideias em Caixa» tem vindo a afirmar-se como uma das mais importantes iniciativas de estímulo ao empreendedorismo no Algarve. Nesta 8.ª edição, foram recebidas centenas de candidaturas, abrangendo áreas estratégicas como Turismo, Economia do Mar, TICE, Saúde, Bem‑Estar e Longevidade, Indústrias Culturais e Criativas, Sustentabilidade Ambiental, Recursos Endógenos Terrestres, assim como o prémio Caixa Geral de Depósitos associada à categoria I&DT.
No total, foram atribuídos oito prémios de 5.000 euros, num total de 40 mil euros em prémios monetários, além de apoio técnico e consultoria especializada, através de coaching empresarial, que permitirá a implementação das ideias de negócio.
A cerimónia contou com a apresentação pública dos projetos vencedores e a entrega dos prémios, num ambiente de celebração e inspiração, representando também uma oportunidade única para conhecer o dinamismo do ecossistema empreendedor regional, num momento de networking aberto à comunidade.
Destaque para os vencedores das diferentes categorias a concurso:
Vencedor Prémio Caixa Geral de Depósitos - «Categoria I&DT»: PhycoFerm.
Um projeto que visa a produção de ingredientes saudáveis e sustentáveis para as indústrias alimentar, nutricional e nutracêutica, utilizam subprodutos agroindustriais como meios de crescimento regenerativos, reduzindo custos e promovendo a sustentabilidade. Impulsionados pelos princípios da economia circular, transformam os resíduos em produtos de alto valor através do cultivo sustentável de microalgas.
Vencedor na Categoria «Sustentabilidade Ambiental»: NaturMaris.
NaturMaris surge como uma solução inovadora, unindo sustentabilidade e saúde animal através de uma linha de suplementos premium desenvolvidos a partir do desperdício da indústria pesqueira, seguindo o conceito zero waste. O projeto valoriza resíduos provenientes da transformação de, por exemplo, salmão, sardinha e atum, como cabeças, espinhas, peles e vísceras, extraindo deles compostos bioativos de elevado valor nutricional.
Vencedor na Categoria «Saúde, Bem-estar e Longevidade»: A.R.G.U.S.
O ARGUS é um sistema inovador baseado em Inteligência Artificial (IA) para automação da codificação médica, relatórios clínicos e agrupamento de diagnósticos, reduzindo a carga burocrática dos profissionais de saúde e aumentando a precisão dos relatórios clínicos.
Vencedor na Categoria «Recursos Endógenos e Terrestres»: Mini Mealz.
A Mini Mealz é um projeto de refeições ultracongeladas especialmente desenvolvidas para bebés e crianças, desde a fase de introdução alimentar até aos 3 anos de idade. O portfólio de produtos inclui uma variedade de opções como sopas, purés, pratos principais, lanches e sobremesas.
Vencedor na Categoria «Digitalização e TIC»: Simplifyer.
O Simplifyer é uma solução digital que transforma recibos em dados financeiros inteligentes, permitindo que consumidores e empresas organizem, analisem e utilizem a informação gerada em cada transação. Utilizando inteligência artificial, a plataforma categoriza automaticamente as despesas, fornece análises em tempo real e ajuda a planear orçamentos e obrigações fiscais.
Vencedor na Categoria «Economia do Mar»: BIO1OneHealth.
Este projeto pretende melhorar a saúde e o bem-estar dos peixes em aquacultura, com base em abordagens baseadas no conhecimento, permitindo a análise de dados para a tomada de decisões, consultoria em bem-estar animal e planos de biossegurança, assim como prevenção de doenças.
Vencedor na Categoria «Turismo»: Viver Tavira.
Este projeto consiste numa plataforma digital que agrega, de forma inovadora, as diversas ofertas de um município, potenciando a interação entre visitantes, residentes e entidades locais. Na sua vertente principal, a aplicação móvel inclui um guia turístico personalizado, que recorre a algoritmos de Inteligência Artificial para sugerir itinerários ajustados aos interesses de cada utilizador, complementados por recomendações de restaurantes, eventos e experiências únicas.
Vencedor na Categoria «Indústrias Culturais e Criativas»: UNICORE.
A UNICORE será um estúdio de animação especializado em realidade virtual (VR), combinando narrativa interativa, design estilizado e tecnologia de ponta na criação de experiências imersivas inovadoras. Ao mesmo tempo, que se dedicará à produção de curtas-metragens, experiências interativas para eventos e exposições, bem como projetos de storytelling imersivo.
Esta iniciativa é promovida pela Universidade do Algarve, através do CRIA, em parceria com o NERA, ANJE, AMAL, Algarve STP e Algarve Evolution, constituindo uma das atividades nucleares do projeto ALGARVE EMPREENDE 2026: Promoção do Empreendedorismo Qualificado na Região do Algarve, um projeto cofinanciado pelo SIAC – Empreendedorismo Qualificado associado ao Conhecimento, do Programa Regional do Algarve 2030 (Algarve 2030).