06-04-2011 - 05:44
A ‘formação orientada para a prática’, a ‘formação com ‘enfoque prático e relevante para as necessidades’ e a ‘qualificação dos formadores e da entidade formadora’, constituem os três critérios preferidos dos empresários portugueses do Algarve quando procuram formação através de e-learning.
A forma de organizar as actividades de auto-formação preferida pelos empresários (63%) é através de ‘Manuais de formação / descarregáveis (PDF) ou na Internet’, logo seguida de ‘Sessões vídeo / tutoriais / podcasts / apresentações on-line’ (49%) e de ‘Módulos de formação, integrando teoria e prática’ (48%). As formas de aprendizagem e-learning menos preferidas são: ‘Grupos de discusão / comunidades’ (18%), ‘Ferramentas de auto-avaliação / sistema de recomendações de aprendizagem’ (14%) e ‘FAQs’ (14%).
Estes são resultados de um inquérito realizado recentemente a cerca de 140 empresas de 6 países europeus, das quais 55 são portuguesas.
O inquérito foi realizado com o objectivo de conhecer as necessidades concretas de informação/formação dos empresários e empreendedores nas temáticas de gestão a disponibilizar numa plataforma on-line para “Business Coach”.
Os resultados foram apresentados na segunda reunião internacional do projecto NETCOACH, que se realizou em Sófia, na Bulgária, nos dias 29 e 30 de Março.
O passo seguinte será o desenvolvimento dos conteúdos e-learning para a plataforma Web.
O projecto NETCOACH- Internet based Business Coach for SME Managers visa desenvolver uma plataforma on-line “Business Coach”, com informação relevante sobre temas de interesse empresarial tais como Propriedade Industrial, Criatividade e Inovação, e-business, etc... É co-financiado pelo Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, Acção Leonardo da Vinci – Transferência de Inovação, e envolve 6 países europeus: Alemanha, Aústria, Bulgária, Irlanda, Noruega e Portugal.