13-04-2011 - 08:15
O projecto ShareBiotech reuniu mais de 150 stakeholders de Biotecnologia de toda a Europa no Biocant, em Cantenhede.
Estiveram reunidos no Biocant (Cantanhede) mais de 150 stakeholders de Biotecnologia, investigadores, representantes de empresas, entidades financiadoras, organizações de desenvolvimento regional e nacional, políticos e outros stakeholders de várias nacionalidades e oriundos de países como França, Irlanda, Suécia, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Portugal.
O evento iniciou-se com a apresentação de resultados alcançados no âmbito do projecto ShareBiotech, nomeadamente a plataforma online de plataformas tecnológicas, o estudo sobre as necessidades em biotecnologia em cada uma das regiões envolvidas no projecto, e a apresentação de case studies de Portugal e França dos benefícios para as empresas da colaboração com plataformas tecnológicas.
A Universidade do Algarve, através do CRIA, teve uma participação intensa, uma vez que foi responsável pela coordenação do estudo “Biotechnology Competencies and Techniques Regional Needs”. Entre os principais resultados apresentados é possível destacar que as necessidades de biotecnologia são bastante diversas, ao nível dos grupos de investigação, das empresas e das próprias regiões realçando a importância de se estabelecerem redes de cooperação entre os diferentes actores como forma a atenuar as dificuldades de acesso a técnicas/competências em áreas específicas. Outro dos resultados apresentados refere-se ao papel que o projecto Sharebiotech pode desempenhar na resposta aos diversos tipos de necessidades, nomeadamente de formação, criação de redes de cooperação e detecção de parceiros no Espaço Atlântico.
Durante a tarde decorreram conferências e workshops liderados por experts de todo o Espaço Atlântico, entre os quais um workshop dinamizado pelo CRIA que debateu a Bio-economia e Desenvolvimento Regional. O evento terminou com a apresentação das principais conclusões do dia de trabalho e os próximos passos para o reforço tecnológico da biotecnologia no espaço atlântico.
O projecto, que tem dois parceiros na região do Algarve, a Universidade do Algarve e o CCMAR, é co-financiado pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia INTERREG Espaço Atlântico 2007-13 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Mais informações em www1.biocant.pt/sharebiotech_event e www.sharebiotech.net