INOLINK Identifica Boas Práticas na região espanhola da Andaluzia

16-03-2011 - 11:03


A Universidade do Algarve, através da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve (CRIA) visitou nos passados dias 14 e 15 de Março a região espanhola da Andaluzia. Esta visita de estudo, inserida no âmbito do projecto INOLINK – Connecting the Territory through the Innovation Network – foi promovida pela R.E.T.A (parceiro líder) e realizou-se no Parque Tecnológico da Andaluzia na cidade de Málaga.

A visita teve como principal objectivo reunir a parceira do INOLINK para recolher Boas Práticas identificadas nesta região (5) com potencial de transferência para as políticas de inovação. A primeira boa prática apresentada respeita à implementação da Iniciativa JEREMIE - Joint European Resources for Micro to Medium Enterprises - pela Agência de Inovação e Desenvolvimento da Andaluzia (IDEA) nesta região. Esta iniciativa foi desenvolvida pela Comissão Europeia em colaboração com o Banco Europeu de Investimentos e o Fundo Europeu de Investimentos com o propósito de promover o aumento do acesso financeiro para o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas nas regiões da EU. Francisco Jimenez (Director da Agência IDEA) afirmou que o objectivo final desta iniciativa é impulsionar o desenvolvimento económico da região através da criação de micro empresas e PMEs andaluzas e do investimento em empresas com alto potencial de crescimento, tornando-as simultaneamente mais produtivas e competitivas numa base sustentável.



A segunda boa prática apresentada foi a Corporación Tecnológica de Andalucía. Esta entidade é uma fundação privada sem fins lucrativos e, segundo Elías Atienza (CEO), procura promover a integração dos centros de investigação/universidades, empresas, entidades financeiras e governo regional numa “plataforma colaborativa” que dê resposta às necessidades de inovação e desenvolvimento da Andaluzia. Actualmente contam com um orçamento de 30 milhões de euros (constituído pelas contribuições dos membros e fundos do governo regional) e 139 membros para responder às necessidades de I&D, inovação e transferência de tecnologia da região.

Como sinal da aposta na formação de qualidade dos estudantes da Andaluzia, Francisco Pérez apresentou o Programa Talentia como uma boa prática. O Talentia possibilita que alunos e investigadores da Andaluzia possam estudar nas mais conceituadas universidades do mundo e tem como principal objectivo qualificar pessoas que após a conclusão dos seus estudos constituirão as suas próprias empresas nesta região.

A parceria do INOLINK pôde ainda contar com uma visita guiada ao Parque Tecnológico da Andaluzia (PTA), onde Sonia Palomo (Directora Assistente para a Transferência de Tecnologia e Relações Internacionais) explicou o modelo empresarial do Parque e as suas políticas de gestão de espaços. Nesta visita foi possível constatar a aposta no crescimento do Parque, uma vez que actualmente estão a ser implementadas obras de expansão do mesmo. Quando esta expansão terminar o PTA será o maior Parque Tecnológico da Europa.



Também o Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia da Andaluzia (CITAndalucía) foi apresentado como uma boa prática nesta região espanhola. O CITAndalucía é uma entidade pública dependente do Governo Regional da Andaluzia e tem duas missões principais: promoção da Inovação entre as entidades da região e a promoção e apoio na participação em Programas Europeus de I&D e Inovação que envolvam as entidades regionais.

Esta visita de estudo foi também composta por uma sessão sobre Redes de Inovação que contou com a presença de Luis Sanz (CEO da Associação Internacional de Parques de Ciência e Tecnologia - IASP), Alvaro Simón (Presidente da Associação Nacional de Centros Europeus de Empresas e Inovação – ANCES), Lourdes Cruz (Directora da Rede de Espaços Tecnológicos da Andaluzia – RETA) e Soledad Díaz (Directora da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos de Espanha – APTE) como oradores.

Mais informações disponíveis em www.inolink.eu