Jaime Quesado Lança "O Novo Capital" no Algarve

25-02-2011 - 18:05

O Novo Capital é o título do livro de Jaime Quesado que vai ser apresentado na próxima terça-feira, dia 1 de Março, pelas 18h30, na Sede da CCDR Algarve, em Faro. A sessão será presidida por João Vieira, presidente da CCDR, por Macário Correia, presidente da AMAL e da Câmara Municipal de Faro, e por João Guerreiro, reitor da Universidade do Algarve). A conferência contará ainda com as intervenções de Adriano Pimpão e Luís Ferrinho sobre “Os Desafios da Inovação e da Competitividade”.


Sobre a Obra
O Novo Capital assume-se como um manifesto de posicionamento das novas tendências que marcam a Sociedade do Conhecimento em que vivemos. Pretende-se de forma clara dar voz ao papel central que a dimensão estratégica da Inovação e Criatividade desempenha no contexto duma Economia Global em que nada vai ser igual e tudo tem de ser diferente. A sobrevivência da nossa matriz social passa pela capacidade objectiva das pessoas protagonizarem este incontornável e exigente desafio de dinamização e adaptação à mudança. Só assim se conseguirá sobreviver. Só assim terá sentido viver. Por isso, é fundamental querer estar presente.
- Que Soluções para as Empresas Portuguesas na Economia Global?
- Que Desafios de Modernização para a Administração Pública?
- Qual o Novo Papel dos Municípios no Território Português?
- Que Novo Paradigma para a Universidade Portuguesa?
No futuro nada vai ser igual. Só sobrevive quem conseguir antecipar a mudança. É essa a mensagem de O Novo Capital. Afinal, de facto, Karl Marx tinha toda a razão.


Sobre o Autor
Francisco Jaime Quesado, Economista e MBA pela Universidade do Porto, desenvolveu ao longo dos últimos anos uma intensa actividade profissional, repartida entre a área privada (Grupo Amorim, Associação Empresarial de Portugal) e a área pública (Gestor desde 2002 do POSC - Programa Operacional Sociedade do Conhecimento).
Com formação superior em Estudos Europeus e Ciência Política, tem procurado na actividade docente e na colaboração jornalística que mantém de forma permanente, conciliar a dimensão macro das tendências, de evolução mais global, que afectam o nosso país com as especificidades mais micro que a gestão empresarial implica.
Adepto incondicional da mobilização da Sociedade Portuguesa em torno dos objectivos da Inovação e Conhecimento como paradigma central para um novo modelo de desenvolvimento, o autor procura nos textos de O Novo Capital apresentar o seu contributo para que os diferentes actores (Administração Pública - Central e Local, Universidades, Empresas, Sociedade Civil em geral) "agarrem" este desígnio comum da nossa condição colectiva.


Fonte: UAlg