O 3º Evento Transnacional KIMERAA realizou-se no dia 25 de Outubro, em Westport, no condado de Mayo, na Irlanda. O objectivo do evento foi o "Desenvolvimento dos Recursos Atlânticos da Irlanda - Marinhos e Costeiros". Esta conferência pretendeu apresentar os avanços para a consolidação do cluster marítimo na Irlanda e instigar a aprendizagem mútua a partir de vários stakeholders no país e no exterior. O evento foi também um importante meio de divulgação de resultados do projecto KIMERAA, do programa Espaço Atlântico, relacionados com a avaliação e benchmarking de clusters marítimos transferência de conhecimento aos stakeholders irlandeses.
Este evento de um dia iniciou-se com as boas-vindas de Peter Hynes, Gestor do Condado de Mayo, que começou por apresentar o potencial dos recursos marinhos nesta zona geográfica. Hugo Pinto, em representação da parceria KIMERAA, mostrou os principais resultados da implementação do projecto para a consolidação de clusters marítimos no Espaço Atlântico. Para a concretização deste objectivo foi igualmente apresentada a rede ENKTAA - Rede Europeia de Transferência de Conhecimento no Espaço Atlântico, baseada no conhecimento e experiência da parceria KIMERAA, foi realçada como uma actividade crucial para acelerar os processos de clusterização, o benchmarking de práticas regionais e aumentar a capacidade dos clusters marítimos que vão emergindo. A economia oceânica da Irlanda foi discutida por Stephan Hynes, da Universidade Nacional de Galway. O Instituto Marítimo apresentou programas específicos para desenvolver a capacidade de investigação em domínios científicos marinhos. A apresentação de Ilaria Nardelo focou os recursos biológicos e marinhos da Irlanda e investigação em biotecnologia, enquanto Barbara Fogarty mostrou o programa Smart Oceans Ireland dando particular atenção às tecnologias de informação e comunicação aplicadas ao mar. James Ryan, da Aquavision, apresentou perspectivas para a aquacultura na Irlanda, sublinhando a relevância desta actividade económica e o potencial inexplorado de produção off-shore.
As sessões da tarde iniciaram com Anthony Blowick, da Ezo Teo, apresentando os resultados de um sistema de tecnologia de recirculação, desenvolvida por uma parceria de investigação irlandesa, que pode ser facilmente aplicada de forma eficaz à produção aquícola on-shore. Ben Wrafter, da Atlantic Ocean Energy Alliance, partilhou a sua visão para o futuro da energia renovável no Oeste da Irlanda, sublinhando o grande potencial que existe e que não é usado. Esta situação é uma futura ameaça para a Irlanda uma vez que os outros países parecem estar mais conscientes e activos no desenvolvimento de acções para beneficiar deste recurso energético. Eva Dearie, de Fáilte Irlanda, apresentou o potencial do turismo de lazer marinho no Oeste do país. A conferência foi encerrada com uma sessão de perguntas e respostas. Toda a parceria KIMERAA, esteve presente neste evento para criar vínculos com as partes interessadas da Irlanda e aprender com sua experiência para a consolidação dos marítimos nas regiões parceiras.