23-07-2010 - 10:04
Apoios ao talento criativo em projecto europeu. UAlg é parceira.
Na economia global, as regiões não podem continuar a competir com base nos seus recursos naturais, baixos custos de mão-de-obra ou incentivos fiscais. Ao invés a prosperidade regional depende da capacidade de uma região apoiar empresas, organizações e pessoas inovadoras (classe criativa). É esta a premissa de partida do KnowInG.
O objectivo geral deste projecto europeu consiste em apoiar e promover a “economia do conhecimento” e incrementar a colaboração e a cooperação entre actores chave (instituições públicas, organizações dedicadas à inovação e agentes económicos) para atingir objectivos de crescimento e de desenvolvimento sustentável nas regiões do Mediterrâneo.
O Projecto KnowInG – Knowledge Intelligence and Innovation for a sustainable Growth teve o seu arranque com a realização da kick-off meeting que decorreu em Roma (Itália) nos dias 15 e 16 de Julho de 2010 nas instalações do CNR - IRPPS (Consiglio Nazionale delle Richerce – Istituto di Recerche sulla Popolazione e le Politiche Socialli), parceiro líder do projecto.
A parceria do projecto inclui 5 países (4 mediterrânicos e 1 não mediterrânico) e 8 regiões. A Itália está representada a nível nacional pelo CNR e por mais 2 regiões no sul (Sicília e Calabria), através das respectivas autoridades regionais, Sicily Region (Labour Department) e Calabria Region. A Espanha através da Valencian Federation of Municipalities and Provinces e do CEEI Valência (Valencia Business and Innovation Centre). A Grécia através da Region of Attika (autoridade regional), do Business and Innovation Centre of Attika e do Lavrion Technological and Cutural Park. Portugal é representado pela Universidade do Algarve (CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia). E, por último, a Inglaterra pela Anglia Ruskin University.
O projecto aposta no desenvolvimento de uma Plataforma Transnacional sobre políticas e ferramentas de apoio à economia do conhecimento (instituições públicas) e na definição estratégias comuns para “atrair” e “criar” inovação na economia do Mediterrâneo (empresas).
O primeiro dia de trabalhos foi dedicado à apresentação dos parceiros, dos objectivos e da metodologia de trabalho do projecto, e ainda, à discussão e planificação detalhada (grupos de trabalho) das actividades específicas do projecto. No segundo dia, a manhã foi dedicada à preparação da conferência de lançamento do projecto que irá decorrer no final de Setembro deste ano na Sicília e a tarde a actividades de gestão do projecto.
O KnowInG terá uma duração de 36 meses, decorrendo entre 2010 (1 de Junho) e 2013, no âmbito do Programa MED (www.programmemed.eu) e é co-financiado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional.