Ligar os Parques Tecnológicos às cidades, levar a tecnologia às pessoas

08-07-2011 - 13:24

O conceito de Estruturas de Interface Tecnológicas é um conceito abrangente que inclui desde as estruturas mais pequenas – Antenas Technopolis – a estruturas de grande dimensão como os Parque Tecnológicos, que é o caso do Parque Tecnológico de Andaluzia, em Málaga (www.pta.es), entidade líder do projecto Med Technopolis.



O objectivo do Med Technopolis é criar uma rede de estruturas de interface tecnológica, da geração “Technopolis” para a renovação das estruturas existentes e sua extensão a novas áreas, incluindo a cidades de média e pequena dimensão no espaço mediterrânico.

Na reunião internacional do projecto Med Technopolis, realizada na Câmara Municipal de Faro nos dias 6 e 7 de Julho, foram apresentadas as diversas estruturas de interface tecnológica a dinamizar nas regiões que participam no projecto – Algarve (Portugal), Andaluzia (Espanha), Poliponésia (Grécia), Provença, Alpes e Côte d’Azur (França) e Umbria e Sicília (Itália). Estas estruturas servirão como centros de inovação económica, social e ambiental, abertos ao público, especialmente para empreendedores e pequenas empresas.



A estrutura Algarve Technopolis funciona no CRIA - Divisão de Empreendedorismo da Universidade do Algarve, Campus de Gambelas em Faro. Disponibiliza um leque de serviços que inclui: aconselhamento empresarial, apoio à elaboração de plano de negócios, incubação, procura de instalações e licenciamento, registo de marcas e patentes e propriedade industrial, transferência de tecnologia e ligação a outras infra-estruturas de interface tecnológica.

O Med Technopolis é co-financiado pelo programa de cooperação MED. Mais informações sobre o projecto em www.medtechnopolis.eu