Manual de Criatividade Empresarial

28-09-2010 - 04:12

A Universidade do Algarve através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia e o Centro de Investigação sobre os Espaços e Organizações – acaba de lançar a versão portuguesa do Manual de Criatividade Empresarial do projecto CREA-BUSINESS-IDEA, co-financiado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG IVB SUDOE.

O projecto CREA-BUSINESS-IDEA procura dinamizar e promover a criatividade como ferramenta fulcral na inovação e competitividade nas empresas. A criatividade, abrangendo todo o processo criativo, desde o nascimento de uma ideia de negócio até à constituição de empresas inovadoras, pode ser um instrumento de grande estimulação intelectual até mesmo para o indivíduo. No entanto, nem sempre as equipas de trabalho sabem gerir esta capacidade inerente ao ser humano da melhor maneira.

O Manual de Criatividade Empresarial tem como principal objectivo disponibilizar aos agentes públicos e às respectivas empresas, algumas linhas básicas de orientação à criatividade empresarial. Por outras palavras, o manual apresenta ao leitor, de forma sintetizada, as principais técnicas e metodologias de criatividade empresarial, quer de grupo ou individual. Brainstorming, mapas mentais, brainwritting, SCAMPER, PNI, seis chapéus e analogias, são apenas algumas das técnicas apresentadas ao longo do manual.

Este mini manual destaca-se, assim, pela simplicidade do seu conteúdo e forte aplicabilidade das suas técnicas, que podem fazer a diferença quando falamos em inovação e competitividade empresarial, em tempos de crise e bloqueios emocionais (criativos).