Milhares de cientistas, num dia memorável e dedicado à ciência e ao desporto

02-10-2012 - 16:21

No âmbito da Noite Europeia dos Investigadores 2012 - evento realizado no passado dia 28 de setembro, o Ria Shopping contou com a presença de 11 mil visitantes, dos quais 800 alunos do ensino básico e secundário. Neste dia dedicado à ciência e ao desporto foram muitas as atividades propostas e os expositores dedicados às principais temáticas.
Os objetivos traçados foram cumpridos pela organização (Universidade do Algarve), que contou com o apoio do Ria Shopping, dos Centros Ciência Viva do Algarve, dos vários centros de investigação e laboratórios da Universidade do Algarve e, ainda, com o apoio de várias entidades regionais. A Noite Europeia dos Investigadores 2012, conhecida por se realizar simultaneamente em vários países da Europa e Israel (300 cidades), mostrou o que é a ciência, o desporto, como estes se relacionam e contribuem para facilitar o nosso dia-a-dia.

O dia iniciou-se às 10h com as atividades mãos na massa, onde os participantes, através de 24 expositores podiam realizar várias experiências e interagir diretamente com os investigadores. No inicio da tarde até às 22h30, para além das atividades mãos na massa, foi possível assistir a demonstrações de atividades desportivas, como o ninjútsu e a esgrima, onde nesta última foi dada aos visitantes a possibilidade de experimentarem a modalidade em cadeira de rodas. Foi também possível construir pontes com esparguetes, fazer perguntas a investigadores de diferentes áreas de investigação, assistir a duas tertúlias e à peça de teatro «Não Sejas Criança» do grupo Sin-Cera da Universidade do Algarve. Nas Tertúlias podemos contar com ilustres convidados: Vera Martins, Treinadora de Basquetebol para adaptados, André Sobreira, Campeão Nacional em ciclismo para adaptados, João Carvalho, investigador em Ciências do Desporto na UAlg, Celestino Ruivo, investigador da UAlg e Miguel Mendonça da AREAL. No final, todos os envolvidos destacaram a sua participação no evento pela positiva, ressalvando a importância deste tipo de iniciativas para aproximarem o público em geral à ciência e à adoção de estilos de vida mais saudáveis, através da prática regular de exercício físico, independentemente das idades e interesses.



A Noite Europeia dos Investigadores, financiada pelo 7º Programa Quadro, finda este ano com a 4ª edição no Algarve, sendo coordenada pela terceira vez pela Universidade do Algarve.