Potencial e Necessidades de Biotecnologia começam a ser avaliadas no Algarve

06-10-2010 - 16:43

A Universidade do Algarve (UAlg) está a iniciar um estudo interregional que procura avaliar o potencial existente e as necessidades de técnicas avançadas em biotecnologia no Espaço Atlântico Europeu. A análise a efectuar, coordenada pelo CRIA (Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg) e que conta com a colaboração do CCMAR (Centro de Ciências do Mar do Algarve), compreende regiões de Portugal, Espanha, Irlanda e França. O enfoque do estudo é o entendimento as infra-estruturas avançadas de conhecimentos e plataformas tecnológicas e a sua capacidade de responder às necessidades expressas e latentes das empresas e grupos de investigação localizados nos territórios.

A fase da recolha de dados inicia-se em Outubro de 2010. As empresas que queiram responder ao questionário podem fazê-lo aqui. Os questionários completos devem ser enviados por e-mail para o seguinte endereço: aigoncalves@ualg.pt.

Este estudo enquadra-se no projecto ShareBiotech – Sharing life science infrastructures and skills to benefit the Atlantic area biotechnology sector, projecto co-financiado pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia INTERREG Espaço Atlântico 2007-13 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O CCMAR irá ainda coordenar uma acção que visa incrementar a mobilidade de investigadores no domínio da biotecnologia através da concessão de apoios para estadias de curta duração ou apresentação de comunicações científicas em encontros relevantes para o ShareBiotech.

O CRIA e o CCMAR participaram no Comité de Gestão deste projecto realizado em Pamplona em 27 e 28 de Setembro, onde ficou estabelecido a organização de um Evento Internacional a realizar em Cantanhede em 2011 acolhido pelo BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia, a principal incubadora de empresas de biotecnologia em Portugal, com o objectivo de apresentar os resultados do estudo e debater o hiato entre oferta e procura de competências e tecnologias no sector de biotecnologia.