Primeiros resultados dos cursos de formação-ação em Empreendedorismo apresentados em Itália

08-11-2011 - 16:12

Na região de Umbria, em Itália, está a decorrer, nos dias 8 e 9 de Novembro, a 6ª reunião internacional do projeto europeu Med Technopolis, onde participam, pelo Algarve, a Universidade do Algarve através do CRIA, a Câmara Municipal de Faro, a ANJE, e a APRENDIN.

Uma das atividades centrais do Med Technopolis é um curso de formação-ação em Empreendedorismo, que se realiza em cada uma das regiões parceiras. Nestes cursos, os participantes desenvolvem um projeto empresarial. Os cursos têm uma estrutura semelhante e a supervisão geral do Centre National de l'Entrepreneuriat (CNAM-CNE), entidade formadora francesa especializada em empreendedorismo e criação de empresas.

Na reunião de parceria foram apresentados alguns dos projetos empresariais selecionados, para posterior acompanhamento no âmbito do projeto Med Technopolis.

Na região de Umbria, Itália, os projetos resultantes do curso de formação-ação centram-se no sector da eco-construção. Nas outras regiões os projetos são mais diversificados, por exemplo, a implementação de uma produção de polvos, na Sicília; um software para tradução de documentos on-line, na região PACA, em França; a produção de chocolates tradicionais e venda on-line em Málaga, Espanha; o design industrial de produtos regionais, no Algarve.
Os próximos passos são promover o networking e encontros bilateriais entre os projetos empresariais selecionados, das várias regiões Med, participantes neste projeto europeu.

O objectivo do Med Technopolis é criar uma rede de estruturas de interface tecnológica, da geração “Technopolis” para a renovação das estruturas existentes e sua extensão a novas áreas, incluindo a cidades de média e pequena dimensão no espaço mediterrânico. São onze as entidades participantes, de cinco países da Europa Mediterrânica: Parque Tecnológico de Andaluzia, Málaga, Espanha (Líder de projeto); ANJE Algarve, Portugal; APRENDIN, Portugal; Câmara Municipal de Faro, Portugal; Universidade do Algarve, Portugal, CNAM-CNE, Centro Nacional de Empreendedorismo, França; Toulon Var Technologies (TVT), França; Região de Umbria, Itália; Svilluppumbria, Itália; Parque Científico e Tecnológico da Sicília, Itália; Computer Technology Institute and Press “Diophantus”, na Grécia.

O Med Technopolis é co-financiado pelo programa de cooperação MED. Mais informações sobre o projecto em: www.medtechnopolis.eu