15-12-2014 - 12:26
Nos próximos dias 16 a 19 de dezembro a Universidade do Algarve, através do CRIA e do projeto WIDER, participa no 40th IAHS Congress – World Congress on Housing – Sustainable Housing Construction, que tem lugar no Funchal: www.iahs2014.uc.pt. O congresso IAHS 2014 irá destacar a eficiência energética e a sustentabilidade na construção.
Sendo precisamente essas as temáticas do projeto WIDER, aliadas ao bem estar e qualidade de vida da população idosa, a Universidade do Algarve participará no referido congresso com a apresentação de um artigo científico intitulado “Innovation Solutions to Eco-Smart Housing for Elderly – the WIDER Project”.
O artigo científico foi produzido em co-autoria por Fátima Farinha, da UAlg/ISE, Angeliki Fotiadou, da Câmara de Comércio e Indústria de Thessaloniki, Departamento de Estudos e Investigação, da Grécia e Dzenana Bijedic, da Universidade de Sarajevo, Faculdade de Arquitetura, da Bósnia e Herzegovina.
O artigo aborda a tendência crescente, nas últimas décadas, para o envelhecimento da população na Europa e a necessidade de adaptar os edifícios existentes no sentido de os dotar de equipamentos e dispositivos que vão ao encontro das necessidades das populações idosas e ao mesmo tempo apresentem soluções inovadoras em termos de eficiência energética, sustentabilidade e ambiente. O artigo aborda o projeto WIDER, os seus objetivos, a parceria e os resultados obtidos até à data, conferindo destaque à atividade piloto “WIDER Innovation Vouchers”.
O objetivo dos vouchers é financiar projetos de inovação que permitem que as PME acedam a know-how para se reposicionarem no mercado da habitação eco-smart para idosos, tendo em consideração a questão da eficiência energética. Como exemplo será apresentado o projeto “jardins urbanos em telhados para os idosos”, proveniente da Bósnia e Herzegovina.
O projeto WIDER é desenvolvido por uma parceira de 10 entidades de 7 países da Europa Mediterrânica e é financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional MED.
Mais informações sobre o projeto em www.wider-project.eu.