Rede Europeia Think Tank, para a Criatividade e Inovação

23-01-2012 - 16:40

No âmbito do projeto europeu CREA NET 2.0 - cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial IVB SUDOE - a Universidade do Algarve esteve representada, no passado dia 19 de janeiro em Madrid, num encontro entre especialistas europeus na área da criatividade, empreendedorismo e inovação.

O encontro, para além da participação dos parceiros do projeto, contou com o contributo significativo dos especialistas internacionais Katja Tschimmel, Pía Muldav Reksten, Wendy Jordan, Gijs Van Wulfen, Ana Arroyo e Herman Hoving. O debate, “Think Tank”, focou-se em torno de três temáticas com premência atual: educação e formação para a criatividade e empreendedorismo; criatividade e inovação nas pequenas e médias empresas; e ainda, políticas públicas de suporte à promoção da criatividade e empreendedorismo.



As conclusões definitivas e em pormenor deste encontro poderão ser encontradas no relatório final do projeto em Dezembro de 2012, pois este foi apenas o primeiro de vários espaços de debate entre os especialistas convidados. De forma resumida, ficam aqui algumas das principais conclusões desta primeira troca de ideias, que nos levam essencialmente à implementação de boas práticas nas três temáticas abordadas. Em primeiro, foi abordada a necessidade na adoção de medidas e/ou práticas no ensino básico, secundário e universitário, que estimulem a criatividade dos alunos, em consonância com uma atitude mais inovadora e empreendedora; relativamente às PME's, é urgente desenvolver uma cultura empresarial inovadora, marcada pelo desenvolvimento/incentivo de redes de cooperação entre os vários atores locais, onde só a confiança fomentará a transferência de conhecimento entre os mesmos. Por último, mas não menos importante, a questão das políticas públicas, que deverão de certa forma suportar toda a envolvente anterior, através de programas e mecanismos de financiamento adequados às necessidades de cada região. Segundo Gijs Van Wulfen e os restantes especialistas, estes mecanismos deverão ser acompanhados por metodologias de monitorização e avaliação mais eficientes e esclarecedoras, especialmente quanto à análise dos impactos das medidas/mecanismos adotados.

Neste sentido, o projeto CREA NET 2.0 conta com o apoio da Universidade do Algarve, através do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, para o incremento destas linhas orientadoras, que tem como principal objetivo o aumento da competitividade das regiões num mercado cada vez mais global.

Para mais informações acerca do projeto: www.creanet20.com ou então, através de alcruz@ualg.pt.