Rumo a uma Comunidade Mediterrânica para o Sector Cooperativo

26-07-2011 - 08:12


Este foi o mote do workshop internacional que se realizou em Barcelona, no passado dia 20 de Julho, no âmbito do projecto ICS.

A Universidade do Algarve e a Associação Casas Brancas participaram no workshop, cujo principal objectivo foi dar a conhecer boas práticas de cooperativismo no espaço mediterrânico.

Foram apresentados 13 casos de sucesso de regiões de Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal, entre eles a Associação Casas Brancas, que promove o turismo rural na costa alentejana e vicentina. A representante da “Casas Brancas”, Marta Cabral, salientou a importância de se “sair do território” e conhecer outros exemplos de boas práticas de associativismo e cooperativismo no sector onde opera, reconhecendo que nem sempre isso tem sido possível.



O workshop permitiu evidenciar diferenças significativas entre as estruturas do sector cooperativo nos países mediterrânicos, em termos de dimensão, poder e formas de organização. Eis alguns dos casos apresentados:

• Legapesca - Actualmente a primeira associação de cooperativas em Itália, com 414 mil funcionários e 7,7 milhões de membros.

• “Manzanilla Olive” - Cooperativa espanhola de segundo grau. Agrega 8 cooperativas e uma sociedade agrária de transformação, reúne 5.507 produtores e representa cerca de 20% da produção mundial de azeitona “manzanilla”.

• Oxalis Scop - Cooperativa francesa, de produção anónima, com capital variável. É uma empresa que tem a particularidade de pertencer maioritariamente aos seus assalariados. Reúne 78 associados, dos quais 43 assalariados.

• Apeiros Gaea – Pequena cooperativa grega que reúne produtos agrícolas “bio”, de pequenos produtores da região de Epirus.

• Casas Brancas – Associação de turismo rural na costa alentejana e vicentina. Tem actualmente 54 sócios, incluindo unidades de alojamento, restaurantes e animação turística. Privilegia a qualidade no turismo da região. (Mais informações em www.casasbrancas.pt)

O workshop incluiu ainda uma actividade de “speed dating”, permitindo a troca de impressões entre os participantes, e o fomento de contactos e oportunidades de negócio para o futuro.

O workshop foi dinamizado no âmbito do projecto ICS – as PME e a Economia Cooperativa para o Desenvolvimento Local, co-financiado pelo programa de Cooperação MED, em que a Universidade do Algarve participa como parceiro através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia. As actividades do projecto incluem mais workshops temáticos e mesas-redonda e planos de acção regionais para a ‘clusterização’ das cooperativas MED. Mais informações em www.medcoop.eut.