Terminou ontem, com o anúncio dos vencedores, a terceira edição do Concurso "ideias em Caixa", organizado pelo CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, com o alto patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.
Durante os cerca de quatro meses que mediaram entre o lançamento do concurso e o seu término, os participantes foram amadurecendo as suas ideias de negócio. Das 126 candidaturas recebidas, foram seleccionadas 60 para a 2ª fase do concurso, composta pelos Seminários Agir, enquadrados no projecto MED Technopolis. 42 projectos completaram o seu percurso nesta fase, que culminou com a entrega dos pré-planos de negócios que foram sendo elaborados pelos participantes ao longo da formação proporcionada nos seminários.
O júri do CiCaixa 2010 reuniu-se ontem para decidir a atribuição dos prémios, baseando as suas escolhas na análise dos pré-planos de negócios e nas apresentações dos projectos, realizadas durante os Seminários AGIR.
Face à elevada qualidade das ideias a concurso, o Júri decidiu alargar o número de premiados relativamente ao previsto no Regulamento do Concurso. Como inicialmente previsto, foi atribuído um pacote de prémios à melhor ideia de negócio na área da Economia do Mar, tendo distinguidas com um pacote de prémios semelhante as ideias classificadas entre o 1º e o 11º lugares (inclusive), ao invés das nove inicialmente previstas. Estes pacotes de prémios são compostos por plano de negócios, apoio do CRIA; 1º ano associado ANJE; 1º ano associado NERA; concepção de imagem corporativa e site; alojamento de site e registo de domínio, apoio contabilístico, formação empresarial e em marketing digital. Para além disso, os projectos serão também acompanhados por “mentores”, empresários já estabelecidos no Algarve, e que partilharão informalmente os seus conhecimentos com os promotores dos projectos empresariais que começam agora a dar os primeiros passos.
O Júri decidiu também atribuir adicionalmente ao previsto uma menção honrosa às ideias classificadas entre o 12º e o 27º lugares, com a atribuição de apoio do CRIA e de coaching por consultores especializados para focalização e desenvolvimento dos conceitos de negócio.
A cerimónia final de entrega de prémios do CiCaixa 2010 decorrerá dia 24 de Março, às 18.00 hrs, no Auditório Vermelho da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
Lista dos projectos vencedores, sector, e breve descrição
Prémio Especial Economia do Mar
-
Caviar Portugal – Economia do Mar - instalação para produção intensiva de esturjão para comercialização da carne e caviar.
1-2º classificados (ordem alfabética)-
DiQual – Agro-Alimentar - implementação de métodos não-invasivos para a certificação rápida, precisa e não destrutiva da qualidade interna de frutos por parte de produtores/cooperativas/centrais fruteiras/entrepostos.
-
DriveMyPhone – TIC - veículo controlado remotamente pela Internet ou WiFi, através da ligação a um smartphone colocado a bordo.
1-11º classificados (ordem alfabética)-
Cucumelo – Agro-Alimentar - produção de cogumelos comestíveis de elevada qualidade, em ambiente controlado.
-
Design Thinking Algarve – Indústrias Criativas - aplicação da metodologia
Design Thinking - ferramenta colaborativa para a identificação de problemas e desenvolvimento de soluções de comunicação visual, centradas nas experiências reais e participação dos consumidores/utilizadores - para o design ou redesign de produtos e serviços.
-
Dispositivos Personalizados para Efeitos Sonoros – Electrónica - desenvolvimento de dispositivos electrónicos para produção de efeitos sonoros e design personalizáveis ao estilo do cliente, para uso com instrumentos musicais.
-
DockId – Economia do Mar - solução informática para a monitorização, segurança e controlo de embarcações de recreio em marinas e portos de abrigo, assim como do seu posicionamento geográfico nas águas circundantes.
-
Envtech – Economia do Mar – gestão costeira e do mar, através da aplicação de ferramentas numéricas ao estudo e previsão da evolução de sistemas marinhos e costeiros, optimização de processos/minimização de riscos, e serviço online de previsão marítima.
-
iDescobrir – TIC - editora digital que proporciona novas facilidades para descobrir os territórios e os seus valores culturais e naturais, utilizando as tecnologias móveis da informação e da comunicação.
-
PontualMed – Saúde - acompanhamento farmacoterapêutico, através de uma caixa de armazenamento de medicamentos semanal que alerta o utente da altura correcta para a toma do medicamento, evitando falhas na terapêutica.
-
PtomicA – Economia do Mar - desenvolvimento de biomarcadores aplicáveis à aquacultura e área do mar, para aferir o bem-estar do peixe, a qualidade do pescado e o efeito no mesmo de diferentes rações em aquacultura.
-
Wisenet – TIC - instalação e gestão de redes de dados sem fios para transmissão de informação sensorial, com fornecimento de instrumentação electrónica incorporando esse tipo de comunicação, e armazenamento, gestão e disponibilização em tempo real de dados sensoriais.
12º-27º classificados (ordem alfabética)-
Al-Flavors – Agro-Alimentar - redesenho de produtos tradicionais do Algarve, transformando-os em “objectos de design”, fortemente comerciais.
-
Alfa@Editora – Indústrias Criativas - serviço editorial digital orientado para a produção, distribuição, publicação e disseminação de obras literárias, técnico-científicas, multimédia e conteúdo digitais associados, onde autores e leitores serão membros activos na coordenação editorial através de plataformas online semelhantes às redes sociais.
-
Aparte – Indústrias Criativas – criação de produtos multimédia/cinematográficos através de parcerias n a área criativa, com o intuito de promover o seu desenvolvimento no Algarve.
-
EcoBlitz – Ambiente - sistema de apoio à decisão, especializado na gestão dos recursos naturais e desenvolvimento sustentável, que assenta num software de fácil utilização, integra conhecimento actual, tecnologia de ponta e ferramentas de comunicação, e promove momentos de diálogo claro, construtivo, criativo e inovador.
-
Home Clinic – Saúde - criação de um nariz electrónico desenvolvido com base em sensores de gás e polímeros semicondutores para detecção e diagnóstico de variáveis biológicas.
-
Hometech – Ambiente - empresa especializada na área de sustentabilidade ambiental e energética, habilitada para o estudo e projecto de soluções integradas que promovam a utilização eficiente e fiável dos recursos - aproveitamento da água, optimização energética e gestão dos materiais.
-
IF… - Consultoria - serviços de assessoria em Advanced Marketing, em torno de quatro áreas de negócio - neuromarketing, marketing experiencial, marketing de relação e marketing virtual/digital.
-
Lama & Sal – Economia do Mar - exploração de recursos ligados à salinicultura tradicional, lamas marinhas e águas mães, para utilização em produtos cosméticos e terapêuticos.
-
Mar Picado – Economia do Mar - investigação e consultoria no meio marinho, conjugando a vertente física, química, geológica e biológica.
-
Monitorização e Previsão de Parâmetros Ambientais – Electrónica - desenvolvimento e comercialização de dispositivos capazes de medir e prever vários tipos de dados ambientais, através da aplicação de redes neuronais.
-
Neblina de Verão – Instrumentação – produção de sistemas de nebulização para climatização de espaços abertos, com vista a aplicação em jardins privados e terraços, de forma a arrefecer o ambiente tornando a sua utilização mais agradável.
-
Portal de Turismo Responsável – Turismo/Lazer - desenvolver Portugal como mercado emissor e receptor de nichos em Turismo Responsável e Sustentável como o Ecoturismo, Expedições, Pedestrianismo, Birdwatching, Volunturismo, através de um Portal web 2.0.
-
Produção Biológica de Ostras – Economia do Mar - produção Biológica de ostras em regime de aquicultura artesanal na Ria Formosa e potencialização da comercialização ao nível do mercado interno e externo.
-
Quinta Eco-Pedagógica do Cão de Água – Turismo/Lazer – espaço onde os visitantes irão usufruir de um dia diferente onde poderão aprender sobre as raças autóctones em vias de extinção, agricultura biológica, sabores tradicionais e usos e costumes algarvios.
-
Vinyar – Biotecnologia - serviço de auditoria da qualidade do ar Interior em instalações produtoras de vinho, que traça o perfil do estado de contaminação do ambiente interno do edifício e implementa medidas preventivas e correctivas.