05-05-2025 - 16:11
No âmbito da 8ª edição do Concurso Ideias em Caixa, a Universidade do Algarve recebeu 110 ideias de negócio, com um total de 190 empreendedores. Estes números refletem o interesse e dinamismo da comunidade empreendedora da região em apresentar ideias inovadoras e potencialmente impactantes para o mercado.
Neste momento, as ideias a concurso encontram-se a ser avaliadas pelos diferentes membros do júri, composto pela Universidade do Algarve, pela Associação Empresarial Região do Algarve (NERA), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Os 40 classificados, seguem para a segunda fase do concurso, que iniciará no dia 31 de maio, através dos Business Labs, sessões práticas e formativas especialmente desenhadas para capacitar os empreendedores nas diversas dimensões essenciais à concretização das suas ideias de negócio. Serão abordados temas críticos como criação e gestão empresarial, obrigações legais e fiscais, captação de financiamento, desenvolvimento de identidade visual e comunicação estratégica, técnicas de vendas, entre outros tópicos fundamentais.
Recorda-se que a principal missão deste concurso é promover o empreendedorismo e a iniciativa empresarial, através da criação de novas empresas nos diferentes domínios de especialização. Nomeadamente, nos domínios do turismo, economia do mar, recursos endógenos terrestres, indústrias culturais e criativas, saúde, bem-estar e longevidade, sustentabilidade ambiental, digitalização e TICE e I&DT.
Esta iniciativa constitui uma das atividades nucleares doALGARVE EMPREENDE 2026: Promoção do Empreendedorismo Qualificado na Região do Algarve, um projeto cofinanciado peloSIAC – Empreendedorismo Qualificado associado ao Conhecimento, do Programa Regional do Algarve 2030 (Algarve 2030).