“Um cientista é uma pessoa que ajuda o mundo a avançar” (*)

11-10-2010 - 03:03

Realizou-se no dia 24 de Setembro mais uma edição do “Cientistas ao Palco – Noite dos Investigadores.” Esta iniciativa europeia acontece desde 2005, simultaneamente em 32 países e 200 Cidades da Europa, com o objectivo de aproximar os cidadãos da Ciência e da Investigação, de uma forma apelativa e divertida e em ambiente não científico.

Foram 4 as cidades “palco” desta iniciativa em Portugal: Porto, Coimbra, Lisboa e Olhão.



Em Olhão, a “noite” começou cedo e acabou tarde, mas o tempo passou num ápice com muita diversão e animação. Participaram cerca de 30 expositores: Águas do Algarve, Algar, Associação de Dardos do Algarve, Câmara Municipal de Olhão, Enterprise Europe Networks e Europe Direct e PO Algarve 21 da CCDR Algarve, Centro de Documentação Europeia da Universidade do Algarve, CCMAR, Centro Ciência Viva de Tavira, Centro Ciência Viva do Algarve (Faro), Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve, Ecoteca de Olhão, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, Grupo de Neurociências Cognitivas, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, Laboratório de Engenharia Sanitária da Universidade do Algarve, INUAF – Educação Física e Desporto, Instituto Português da Juventude, Terminal Studios, Lab-It, Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia da Universidade do Algarve, Pão de Açucar, Projecto FST do Instituto Superior Técnico, Rías – Centro de Recuperação de Animais Selvagens, Schiu-Engenharia de Vibração e Ruído,lda., Sporting Clube Olhanense, Os Olhanenses, Zoomarine.

O programa de actividades contou com a participação de: Companhia de Teatro Te-atrito, Centro Ataíde Oliveira da UALG , Banda de Cientistas “Os Darwins”, Grupo Los Charrocos. Contribuiram activamente o Centro de Artes e Comunicação da UALG, através da reportagem em vídeo do evento e a RUA FM, com transmissões em directo.

Em termos de balanço qualitativo destacamos a diversidade das áreas de investigação, a qualidade dos espaços de exposição e das actividades dinamizadas pelos expositores que proporcionaram uma excelente interacção com o público e a diversidade da programação.

O evento foi visitado por cerca de 8.200 pessoas!! Cerca de 1400 alunos desde o 1º ciclo até ao secundário, 2800 pessoas até às 13h00 e 5400 durante toda a tarde / noite.



O ambiente foi magnífico, com muita coisa a acontecer ao mesmo tempo, muita participação de meninos e meninas interessados, com perguntas pertinentes nas sessões de Speed-dating, muitas experiências, muita “mão na massa”, muita diversão, a banda de cientistas “Os Darwin” e um teatro-concerto a fechar muito animado e aplaudido.

* Frase do Mural dos Investigadores, de jovem participante (faixa etária: 10 - 19 anos)