Universidade do Algarve (CRIA) Inicia Trabalhos de Criação de Catálogo de Competências e Serviços

02-12-2010 - 16:29

O projecto europeu KIMERAA - Transferência de Conhecimento para Melhorar a Economia Marítima nas Regiões do Espaço Atlântico, com o objectivo de criar mecanismos para a transferência de conhecimento entre empresas e organizações científicas em todo o cluster marítimo, lançou recentemente uma nova actividade, a elaboração de um catálogo de competências e serviços comuns na campo das ciências marinhas e clusters marítimos. Centrando-se no Espaço Atlântico Europeu, o catálogo pretende estimular a ligação entre a procura e a oferta de inovações e o apoio ao desenvolvimento de nichos específicos de excelência ligados ao Mar.

A Universidade do Algarve, membro da parceria KIMERAA, participará no desenvolvimento de uma base de dados com organizações/entidades que têm competências e serviços na área das ciências marinhas e clusters marítimos no Espaço Atlântico. Numa segunda fase, estes conteúdos vão alimentar uma ferramenta web que será divulgada a potenciais interessados, dos decisores políticos, passando pelas instituições de investigação até às empresas do Espaço Atlântico. A ferramenta web visa facilitar a inserção dos contactos das organizações que pretendem ser listadas e participar nesta iniciativa terá um motor de busca com informações georreferenciadas e recursos adicionais para as actividades marítimas específicas. A ferramenta estará disponível na internet através do sítio do KIMERAA (http://www.kimeraa.eu/). A criação da ENKTAA - Rede Europeia de Transferência de Conhecimento no Espaço Atlântico, uma das actividades fundamentais do projecto KIMERAA, será facilitada com a implementação desta ferramenta.

O projecto está também a finalizar um estudo intitulado "Clusters Marítimos: Actores de Inovação e Instituições no Espaço Atlântico", que procura analisar alguns nichos de excelência nas regiões participantes. O estudo, coordenado pelo Centro de Estudos Avançados (CASS), um centro de investigação inter-disciplinar de ciências sociais da Universidade de Cardiff, será apresentado em Março de 2011, num seminário internacional no País de Gales.

O projecto KIMERAA, liderado pela UAlg (CRIA, Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia) e a ser desenvolvido entre 2010 e 2012, é co-financiado pelo Programa de Cooperação INTERREG Espaço Atlântico através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. A parceria reuniu recentemente em San Sebastian, País Basco. O parceiro anfitrião MIK - Mondragon Inovação e Conhecimento apresentou aos outros participantes KIMERAA, uma série de visitas e de exemplos de boas práticas, a tradição de cooperação que esteve na génese da economia basca e que floresceu na segunda metade do século XX, a sua industrialização e a criação de agentes de inovação e dinâmica no sector marítimo.