Universidade do Algarve transfere metodologia do Laboratório de Criatividade.

12-12-2013 - 11:49

Realizou-se no dia 11 de dezembro um Seminário de Capitalização do projeto Sha.p.e.s, desta vez em Marselha, no qual participou a Universidade do Algarve, através da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA).





Os seminários de capitalização são momentos de transferência de conhecimento entre os parceiros do projeto sobre os resultados e recursos produzidos em projetos europeus anteriores. Pretende-se reunir numa ‘toolbox’, os resultados com potencial interesse e utilização para diferentes tipos de público: empresas, entidades institucionais e organização intermediárias de suporte empresarial.

No Seminário de Marselha foram transferidos recursos e metodologias provenientes dos projetos Hidden (www.soft-innovation.eu), InsMED (www.insmed.eu) e KnowInG (www.knowing-project.eu) .

A transferência da metodologia resultante do projeto KnowInG esteve a cargo de Eurídice Cristo, do CRIA. Os participantes do Seminário experimentaram pessoalmente e inloco uma sessão do Laboratório de Criatividade que, como o nome indica, serve para exercitar a criatividade dos participantes em termos de ideias de negócio inovadoras. Assim, os participantes moldaram plasticina, associaram ideias através de cartões de imagens e imaginaram, em grupo, potenciais ideias de negócio inovadoras. Deste exercício resultou, entre outras, um restaurante de comida molecular e uma agência de viagens e experiências extremamente radicais chamada SoS – Suicide or Survive!





O próximo seminário de capitalização irá acontecer na cidade italiana de Lucca, em janeiro de 2014 e irá dar a conhecer modelos de inovação social e regional.

O Sha.p.e.s é um projeto transnacional cofinanciado pelo FEDER, através do Programa MED. O projeto reúne 13 entidades de 9 regiões da Europa Mediterrânica, que partilha resultados de projetos anteriores com o objetivo de encontrar sinergias entre políticas, metodologias e instrumentos e, dessa forma, promover a criatividade, o conhecimento e a inovação nas áreas culturais, económicas e sociais.