12-05-2011 - 18:00
A Universidade do Algarve, através da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA) realizou uma visita ao Parque Científico e Tecnológico da Sicília – PSTS (http://www.pstsicilia.org/), localizado em Catania, na Itália.
Durante os dias 5 e 6 de Maio de 2011, no âmbito da 4ª reunião de coordenação do projecto, foram realizadas visitas aos espaços laboratoriais do PSTS, empresas incubadas e projectos de I&DT em curso, com o objectivo de identificar e promover a inovação nos territórios da parceria, e promover a colaboração internacional entre os agentes.
O projecto Med Technopolis, co-financiado pelo programa de cooperção MED, visa a criação e o desenvolvimento de estruturas de interface tecnológica nos territórios parceiros – Algarve (Portugal), Andaluzia (Espanha), Poliponésia (Grécia), Provença, Alpes e Côte d’Azur (França) e Umbria e Sicília (Itália).
No âmbito do Med Technopolis foram já criadas no Algarve três Estruturas de Interface Tecnológico (SIT’s), que contam ainda com equipas de apoio ao empreendedorismo e empresarialidade. Mormente, encontra-se em realização um curso de formação-acção para empreendedores em cada um dos territórios da parceria, partilhando os mesmos objectivos e a mesma estrutura. No final do curso, os empreendedores terão desenvolvido o seu projecto empresarial e terão completado o seu Plano de Negócios. Adicionalmente obterão o certificado “TEPE”, reconhecido a nível europeu. No Algarve, a Universidade do Algarve colabora com a ANJE na organização e realização do curso, que iniciou no dia 3 de Maio de 2011.