UAlg participa em consórcio europeu que visa colocar a tecnologia Blockchain ao serviço das PME

21-05-2019 - 11:50

A Universidade do Algarve é parceira no projeto "Peers to Blockchain", que visa definir um ecossistema Blockchain para pequenas e médias empresas.

Enquadrado no programa da União Europeia H2020 (Horizonte 2020), Peers to Blockchain (P2B) tem como objetivo o apoio à inovação empresarial, com foco na promoção da tecnologia Blockchain e sua implementação em pequenas e médias empresas. O projeto foi apresentado, em Málaga, no Parque Tecnológico da Andaluzia (PTA), no dia 15 de maio de 2019

A tecnologia blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia de registo distribuído que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registos e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado.

O consórcio do projeto é constituído pela a Universidade do Algarve (Portugal), a Technoport SA (Luxemburgo) e o PTA (Espanha). O projeto é financiado pelo programa Horizon2020 da União Europeia.