UAlg participa em projeto que investe na transição verde

06-03-2019 - 15:49

A 20 de fevereiro de 2019, a ANETEL - Agência de Desenvolvimento dos Distritos de Larnaca e Famagusta foi anfitriã da 3ª reunião do projeto em Larnaca, Chipre.

A reunião focou-se na fase de estudo do projeto, que será concluída em 2019. O objetivo desta fase é aumentar a compreensão e o conhecimento de mecanismos e soluções para financiar a inovação em setores verdes por atores públicos e privados. Reunirá, elaborará e fornecerá conhecimento para os principais grupos-alvo do projeto finMED: autoridades públicas, clusters e outras organizações de apoio às empresas, agências setoriais, instituições de ensino superior e de pesquisa, empresas / PMEs.

Por um lado, esse conhecimento fornece o elemento essencial dos serviços de apoio a serem fornecidos por clusters e organizações de apoio empresarial aos seus membros para facilitar o acesso ao financiamento para a inovação. Por outro lado, permite o processo de aprendizagem política nas autoridades públicas, alimentando uma ferramenta de capacitação.

Ambas as ferramentas serão testadas, depois transferidas e capitalizadas. Baseiam-se no conhecimento disponível de projetos anteriores e experiências dos parceiros, além de análises, dados e know-how atualizados que se beneficiam de experiências relevantes em andamento.

Depois de concluir a fase de estudo, os parceiros do projeto prosseguirão para a fase de teste. Os objetivos dessa fase são a oferta de oportunidades de aprendizagem e o aumento das capacidades necessárias para explorar mecanismos e soluções para financiar a inovação em setores verdes, por atores públicos e privados. Utiliza o conhecimento elaborado na fase anterior, a fim de testar sua validade e, eventualmente, melhorá-lo.

Além disso, foi discutida a participação nos Grupos de Trabalho Temáticos sobre o Crescimento Verde MED (TWGs). Estes grupos são criados a fim de facilitar a cooperação técnica sistemática, sinergias e trabalho conjunto entre todos os projetos pertencentes à Comunidade MED Green Growth, tendo em vista a capitalização e os resultados das políticas.

Acerca do Projeto finMED

Numa altura em que a transição verde não é mais uma escolha, mas um imperativo para o futuro económico e social do bem-estar das pessoas em toda a Europa, 15 stakeholders públicos e privados de 9 países mediterrânicos reuniram-se num ambicioso projeto de quatro anos intitulado finMED – “Boosting the financing of innovation for green growth sectors through innovative clusters services in the MED área”, financiado pelo Programa INTERREG MED. O projeto integra esforços, práticas e ações entre diferentes tipos de atores, reforçando a ideia de que o crescimento verde é uma estratégia viável para o futuro dos cidadãos, dos setores privados, investidores e financiadores, e deve ser sustentada por práticas adequadas de financiamento. Impulsionar o financiamento da inovação em setores de crescimento verde através da melhoria de políticas e estratégias e a introdução de serviços inovadores de apoio a clusters e empresas são citados como principais objetivos deste projeto de longo alcance.

O projeto tem uma duração de 48 meses (fevereiro 2018 – janeiro 2022) e um orçamento total de 4.3 M €.

Mais informações sobro o projeto em https://finmed.interreg-med.eu.

finmed.png