Universidade do Algarve participa em reunião do projeto SABOR SUR

30-04-2018 - 09:55

No âmbito do projeto «Sabor Sur: Laboratório de inovação empresarial dos mercados transfronteiriços agroalimentar e hotelaria», realizou-se no passado dia 26 de abril em Ayamonte (Espanha) a sexta reunião de coordenação e gestão do projeto.

A presente reunião teve como principal objetivo fazer um balanço das atividades desenvolvidas até ao momento e das atividades ainda a realizar.

Reforça-se que no âmbito deste projeto, a Universidade do Algarve irá disponibilizar em breve formações nos seguintes domínios temáticos:

a) Segurança microbiológica dos produtos tradicionais, nomeadamente parâmetros de segurança e higiene alimentar aplicados à produção alimentar e microbiologia do ambiente, superfícies e manipuladores;

b) Azeitonas de mesa, através da caracterização, valor nutricional, potencial de utilização e processamento do fruto;

c) Óleos Alimentares de elevado valor nutricional;

d) Propagação básica das plantas silvestres comestíveis, tal como valor nutricional e benefícios para a saúde;

e) Produção de licores tradicionais, através dadefinição, classificação e características de diferentes tipos de licores e, ainda, da análise dos parâmetros de qualidade;

f) Propriedade Intelectual focada nas necessidades do setoragroalimentar.

Estas atividades têm como principal objetivo reforçar as competências dos empresários de Portugal e Espanha, tal como facilitar o desenvolvimento de novos produtos e processos por parte das empresas do setor, tornando-as mais competitivas para o mercado.

O presente projeto é cofinanciado pelo Programa Interreg V-A Espanha-Portugal. Para mais informação acerca do projeto ir a www.cria.pt.