Ideias em Caixa

11-11-2020 - 13:15

A Universidade do Algarve, através da Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA), em parceria com a Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA) e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), organiza a 7ª edição do Concurso «Ideias Em Caixa».  

A principal missão deste concurso é promover o empreendedorismo e a iniciativa empresarial, através da criação de novas empresas nos diferentes domínios de especialização dos setores das Indústrias Culturais e Criativas (ICC), Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE), Agroalimentar, Saúde e Bem-Estar, Energias Renováveis, Mar e Turismo.

Neste sentido, o presente concurso pretende alcançar os seguintes objetivos:

a) estimular e apoiar a criação de novas empresas e startups inovadoras;
b) fomentar a aplicação empresarial do conhecimento produzido na Universidade do Algarve pelos alunos, investigadores e professores;
c) estimular e apoiar a criação de spinoffs a partir dos resultados de investigação da Universidade do Algarve;
d) promover o empreendedorismo qualificado e a inovação na região do Algarve;
e) contribuir para a criação e aumento do emprego qualificado;
f) contribuir para o aumento das exportações e para a diversificação da base produtiva da economia regional;
g) contribuir para o desenvolvimento económico e social da região e do país.

 

IdeiasEmCaixa_2020_b.png (1)

 

icones5.png

 

 

icones6.png

 

 

icones.png (1)

 

PÚBLICO ALVO

O «Ideias em Caixa» destina-se a pessoas com mais de 18 anos (individualmente ou em grupo), e a empresas e organizações constituídas há menos de 3 anos, que pretendam desenvolver ideias de negócio inovadoras que não estejam em fase de exploração comercial.

 

 

PRÉMIOS

As 20 melhores ideias de negócio serão premiadas com um Programa de Coaching Empresarial. A primeira melhor ideia classificada, por categoria (I&DT, ICC/TICE, Agroalimentar, Saúde e Bem-Estar, Energias Renováveis, Mar), receberá um prémio de 5.000€. Perfazendo um total de 30.000€ em prémios.

 

 

CALENDÁRIO

O formato do «Ideias em Caixa» permite que as ideias de negócio passem por um processo de amadurecimento. Ideias de negócio, ainda que pouco estruturadas, percorrem as três fases do concurso, resultando em modelos de negócio mais robustos e com possibilidade de êxito acrescida.

 

icones2.png

 

 

icones3.png

 

 

icones4.png

 

FASE 1 - CANDIDATURAS

Até 26 de fevereiro 2021
Os participantes apresentam as candidaturas preenchendo o formulário de candidatura disponível abaixo com a descrição sucinta da ideia até dia 26 de fevereiro de 2021 para ideiasemcaixa@ualg.pt. As 40 melhores ideias passam à fase seguinte.

 

 

FASE 2 - BUSINESS LABS

19 de março a 17 de abril
Os participantes selecionados frequentam seminários e oficinas sobre empreendedorismo, criação e gestão de empresas, marketing, finanças, entre outros temas. Nos laboratórios, os participantes maturam as ideias de negócio, apoiados e motivados por consultores especializados. No final, as ideias são apresentadas ao júri.

 

FASE 3 - AVALIAÇÃO FINAL

18 a 30 de abril
Os participantes entregam as propostas finais (pré-planos de negócio) até 30 de abril. A decisão final do júri é divulgada numa cerimónia de entrega de prémios.

 

 

A informação nesta página não dispensa a consulta do regulamento do concurso.

Documentos

docs.png (1) Regulamento
docs.png (1) Formulário

Vencedores de edições anteriores

 

Edição 2004

 

gyrad.png

A GyRad foi fundada por dois físicos formados na UAlg, e ganhou o Concurso de Ideias em 2004. A Gyrad atua na área da proteção radiológica e controlo de qualidade de aparelhos emissores de radiações, nos segmentos da radiologia médica, dentária, veterinária e industrial. A empresa tem crescido sustentadamente, e tem sede na UAlg e delegações no Centro e no Norte do país

 
Edição 2007

 

sparos.png

A Sparos teve a sua origem no Concurso de Ideias de 2007, e é uma spin-off do Centro de Ciências do Mar da UAlg, dedicada ao desenvolvimento de novos produtos para a nutrição e alimentação em aquacultura. A Sparos está sedeada na Zona Industrial de Olhão, e tem um crescimento sustentado ao longo dos anos, fruto de um investimento significativo em I&D e uma aposta na exportação.

 
Edição 2010

 

caviar_portugal.png

A Caviar Portugal foi um dos projetos vencedores do Concurso de Ideias de 2010, distinguido como o melhor na categoria Economia do Mar. A empresa pretende produzir caviar, iguaria composta por ovos salgados de esturjão, a partir de uma unidade com capacidade para produzir até cinco toneladas por ano. O objetivo é exportação para o mercado asiático, América do Norte e Europa.

 

Edição 2013

 


angulata.png

A ANGULATA, criada pela MIRABILIS - Aquacultura Sustentável, Lda., uma empresa spin-off da Universidade do Algarve, cuja atividade principal é a produção de semente de Ostra Portuguesa. Esta maternidade de ostras, da espécie Crassostrea angulata, aposta na investigação e otimização das técnicas de produção, aliando ao conhecimento académico, práticas de cultivo sustentáveis.
 
Edição 2016

 

plutalo.png

A Pluralo é a ideia vencedora da edição de 2016, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. É uma empresa de desenvolvimento de software para a gestão de reservas online para as empresas e/ou agentes que comercializam experiências de animação turística, através da gestão das reservas, faturas, equipamentos, equipa e rede de parceiros ou agentes profissionais.

   

 

Esta iniciativa constitui uma das atividades nucleares do projeto RESTART ALGARVE: Rede Regional de Apoio ao Empreendedorismo, um projeto cofinanciado pelo Sistema de Apoio ás Ações Coletivas - Promoção do Espírito Empresarial, do Programa Operacional Regional do Algarve 2014-2020 (CRESC Algarve 2020), e desenvolvido em parceria com a Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA) e com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

 

IdeiasEmCaixa_20203.png (1)

 

 

Formulário
doc, 259 KB
Regulamento
pdf, 275 KB