CRIA START +

Em execução

CRIA START +
Apoio à criação de novas empresas inovadoras

 

No processo de preparação do atual período de programação (2014-2020), a AMAL elaborou um estudo do qual resultou um conjunto de ações a desenvolver no sentido de apoiar o empreendedorismo e as demais iniciativas empresariais na região do Algarve.

O processo resultou igualmente na criação da «RPADESA - Rede de Parcerias de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social do Algarve», constituída pelos Municípios e um conjunto alargado de outras entidades regionais, unidos com o objetivo de dar uma resposta adequada às necessidades dos empreendedores e empresários da região.

Esta Declaração de Compromisso estabelece um modelo de governação e prevê um conjunto de ações distribuídas por quatro eixos principais: 1) Rede Regional; 2) Comunicação e Divulgação;3) Fomento do Empreendedorismo;4) Fomento da Dinâmica Empresarial.

É no sentido de implementar algumas das ações previstas, que surge o projeto CRIA START +. Um projeto cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, resulta da parceria entre a Universidade do Algarve (UAlg) e a Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA).

 

Objetivos:
  • Estimular o empreendedorismo, a criação de empresas e a deteção de ideias inovadoras nos 16 concelhos do Algarve;
  • Capacitar os empreendedores no domínio empresarial nas áreas da gestão, licenciamento, propriedade industrial, financiamento, marketing, entre outros;
  • Acelerar a maturação especializada das ideias de negócio de modo a torna-las mais robustas e concretizáveis a curto-prazo;
  • Promover a capacitação e dinamização da Rede Intermunicipal de Parcerias de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social do Algarve, melhorando o apoio aos empreendedores;
  • Garantir uma ampla publicitação dos objetivos, atividades e resultados e produtos do projeto, complementados por ações de demonstração e disseminação de boas práticas, assegurando a disponibilização livre e universal de todos os bens e serviços produzidos.

 

Principais atividades:

1. Deteção de ideias de negócio inovadoras
     1.1. Campanha regional para a promoção do empreendedorismo
     1.2. Ações de capacitação para o desenvolvimento de modelos de negócio
     1.3. Programa de aceleração e maturação de ideias de negócio
     1.4. Conferência regional dedicada à temática do Empreendedorismo
     1.5. Bolsas Jovens Empreendedores
2. Programa de Mentoring e Coaching para empreendedores
     2.1. Planos de negócio para ideias de negócio
     2.2. Ações de coaching empresarial
3. Programa de capacitação técnica em empreendedorismo e criação de empresas para a Rede de Parcerias de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social do Algarve (RPADESA)
     3.1. Ferramentas e conteúdos pedagógicos de apoio ao empreendedorismo e criação de empresas
     3.2. Ferramentas de gestão e monitorização
     3.3. Ações de capacitação da Rede Intermunicipal de Parcerias de Apoio ao Desenvolvimento Económico do Algarve nos domínios do empreendedorismo e criação de empresas
4. Promoção e divulgação do projeto e da temática Empreendedorismo
5. Gestão e acompanhamento do projeto

 

Parceria:

Universidade do Algarve (UAlg)

Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA)

Programa Financiador: CRESC Algarve 2020
Duração do projeto: 24 meses

feder.jpg (1)

 

From Research to Patent
13 novembro 2018 - 09:00
Sala de Seminários da Reitoria, Campus de Gambelas