Município de Silves acolheu o II Seminário Nacional do Projeto Local4Green

30-10-2019 - 16:34

Realizou-se no dia 29 de outubro o II Seminário Nacional do projeto Local4Green "Modelos de políticas fiscais verdes em municípios" em Silves, um evento organizado pela Universidade do Algarve em parceria com a IRRADIARE, e que marcou o encerramento nacional do projeto.

Este foi um evento dedicado ao benchmarking e networking focado na partilha de experiências e boas práticas ao nível do desenho e implementação de políticas fiscais verdes na região do Algarve, dentro e fora do projeto Local4Green.

O seminário contou assim com a apresentação de exemplos de projetos existentes na região que procuram promover e fomentar a utilização de fontes de energia renováveis, nomeadamente o StoRES (sistemas de acumulação de energia em aplicações residenciais) e o Loulé Global (autoconsumo de energia fotovoltaica no Mercado de Loulé), bem como a partilha de experiência dos municípios de Silves e Lagoa, municípios-piloto do projeto Local4Green. A CCDR-Algarve marcou ainda presença no evento falando sobre os desafios da região do algarve e as oportunidades de financiamento pós 2020.

Na região do Algarve, o projeto Local4Green trabalhou diretamente com os municípios de Aljezur, Monchique, Portimão, Lagoa, Silves, Faro, Olhão e Alcoutim. na definição e implementação de políticas fiscais inovadoras, com vista a incentivar o uso de fontes de energia renovável, quer no setor público quer no privado.

O projeto Local4Green é financiado pelo Programa INTERREG MED através do Eixo Prioritário 2 - Perseguir estratégias de baixo carbono e eficiência energética em territórios específicos MED: cidades, ilhas e áreas remotas; Objetivo Específico 2.2 – Aumentar a quota dos recursos locais renováveis em planos e estratégias mistas de energia em territórios MED específicos.

IMG_20191029_170307.jpg

IMG_20191029_164834.jpg

IMG_20191029_153218.jpg